Passos a seguir:
- Elaborar um bom resumo
- Criar os diapositivos ou retrotransparências
- Desenvolver a apresentação
- Treinar a apresentação
- Uma boa apresentação começa com um bom resumo
- Uma ou duas frases introdutórias
- Objetivos
- Metodologia
- Resultados
- Conclusões
- Faça com antecedência
- Escreva a apresentação
Introdução: 1 a 2 diapositivos
“O que me fez pensar no assunto”?Objetivos (Hipótese): 1 diapositivo
“Por que eu fiz a pesquisa”?Material e Métodos: 1 a 3 diapositivos
“Como eu fiz a pesquisa”?
- Delineamento
- Descrição da população: seleção, critérios de inclusão e exclusão
- Métodos
“O que eu encontrei”?
- Procure uniformizar a apresentação dos resultados
“O que eu aprendi”?
- Devem estar relacionadas aos objetivos
- Concluir apenas o que apresentou
- Significância do estudo: 1 diapositivo
- Recomendações: 1 diapositivo
- Faça os diapositivos após escrever a apresentação
- Calcule : 1 diapositivo por minuto
- è Inclua o título
- Use letras minúsculas, exceto o TÍTULO
- Não use letras pequenas demais
- Não polua o diapositivo. Utilize no máximo 7 linhas e 7 palavras por linha
- Evite abreviações
- Em tabelas de 2 colunas, use no máximo 4 linhas
- Refaça tabelas publicadas, se inadequadas
- Em gráficos de barra, use no máximo 8 barras por diapositivo
- Se for mostrar dados de outros autores, coloque a referência
- Reserve nove minutos e meio
- Treine primeiro sozinho, depois com outros
- Seja positivo, firme
- Fale com motivação
- Fale olhando para a platéia
- Fale devagar
- Aponte para os diapositivos para orientar a platéia
- Use as mesmas palavras dos diapositivos
- Nos diapositivos de gráficos, sempre indique o que significam
- Não distraia a platéia
- Dê um fecho para a apresentação
- Tente responder as perguntas
Garson Jr A et al.
The 10-minute talk: Organizatin, slides, writing, and delivery
American Heart Journal 1986; 193-203
Comentários