Pular para o conteúdo principal

Introdução de banco de dados

Pode se dizer que qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um determinado assunto em uma determinada ordem.
Como por exemplo uma lista de contatos, nela percebemos que todos os dados referentes a uma determinada pessoa estão na mesma linha, e isso chamamos de registro.
O tipo ou categoria de cada informação como nome, telefone, endereço, etc. Sobre uma pessoa está separada através de colunas as quais chamamos de campos.
Um sistema gerenciador de  banco de dados relacionais (SGBDR) é usado para armazenar vários tipos de dados que permite ás pessoas examinar de varias formas.
Características em comum com os banco de dados cliente-servidor. Tais características comuns são:
Todas as tabelas, indíces, consultas, relatórios e código são armazenados num único arquivo .MDB
Os campos de data suportam informação de hora.
Admite o armazenamento permanente de comandos
SQL
é possível forçar a integridade referencial entre as tabelas.
Os camos suportam valores nulos (Null)

Um exemplo de tabela de banco de dados abaixo:

NomeEndereçoTelefone
Roberta OliveiraRua Israel Pinheiro, 1200 1111-1111
Cíntia VilelaRua Voluntários do Brasil, 12222-2222
Carlos Luiz MoraesRua D. Pedro II , 1233333-3333

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criar um BD usando chave PK e FK (SQL 2012)

Vamos a algumas coisas que devemos usar como padrão em um banco. Quando se refere a chaves primarias é certo usar abreviação PK de primary key. Já a chave estrangeira usa-se o FK de foreign key. Mais como saber se seu banco deu certo e está exatamente como foi pedido? Então uma coisa que costumo fazer é criar um diagrama do banco, para então verificar se está tudo exatamente como eu deseja ou que foi solicitado para mim. Uma duvida que eu tive logo quando iniciei com banco de dados foi, o que significa essa chave amarela. Ela se refere a relações de 1 para 1 e o simbolo do infinito e relação de N. O que seria o identity é quando você quer que sua chave primaria tenha auto incremento, no caso do exemplo abaixo ele está contando de 1 em 1. Observe como estou criando minha chave primaria: ALTER   TABLE   Clientes   ADD   CONSTRAINT         PK_Clientes   PRIMARY   KEY   CLUSTERED Estou dizendo que mi...